Você pode utilizar repelente Natural contra o Mosquito da Dengue ao invés de Produtos quimicos (caso não esteja em uma exposição exarcebada) e, com isso,  evitar possiveis reaçoes alérgicas.

Mosquitos, Borrachudos, Moscas e Insetos em Geral podem ser muito mais inconvenientes em se tratando de pessoas alérgicas.
Pessoas que possuem intolerância a substâncias químicas existentes em inseticidas e repelentes ficavam sem opção quando precisavam de uma solução repelente ou inseticida natural para mosquitos.

A Citronela portanto é uma aliada tendo efeito repelente conhecido para diversos insetos
Importante: todas as receitas aqui utilizadas foram extraídas de revistas, livros e da Internet.
Apesar de não termos conhecimento de casos de alergia, recomendamos utilizar inicialmente uma pequena fração na parte interna do braço e observar. Caso apareça algum sintoma alérgico o médico deverá ser consultado.

 

COMO FAZER O REPELENTE NATURAL

COLHEITA

“plantas de capim citronela colhidas quatro meses após o plantio, devem ser cortadas na altura de 30 cm (em relação ao solo), para obtenção de maior rendimento de óleo essencial. Em relação ao espaçamento, sugere-se 50 x 80 cm” Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362007000300020

 

LIMPEZA DAS FOLHAS

É importante lavar bem as folhas para remover impurezas e sujidades

 

RECEITA DE EXTRATO DE CITRONELA

Se você cultiva a planta em casa, separe um recipiente de boca larga e preencha-o com um punhado de folhas (cerca de 150g) de citronela, também conhecidas como lâminas.

Depois disso, complete a embalagem com álcool de cereais ou álcool líquido comum feche e deixe a mistura em repouso durante 15 dias. 2 vezes por dia agite por alguns segundos.

Esse extrato pode ser usado como spray e aplicado no corpo ou no ambiente. É uma mistura 100% ecológica e não apresenta contra-indicação, informa a aromaterapeuta Sandra Spiri.

Fonte: http://www.personare.com.br/revista/identidade/materia/1233/citronela-no-combate-a-dengue

 

RECEITA DE EXTRATO 2
  • 200g da planta seca e triturada
  • 1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70%
  • 1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro
  • 1 frasco escuro para acondicionar
  • 1 funil
  • 1 papel filtro
  • pano branco e limpo para coar
  • Etiquetar

 

MODO DE FAZER:

  1. Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga.
  2. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva.
  3. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro.
  4. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente.
  5. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta.
  6. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro.
  7. Rotular.

Validade: 2 anos
Fonte: http://cantinhodocedamalu.blogspot.com/2010/03/repelente-caseiro.html

 

REPELENTE CORPORAL CITRONELA E CRAVO DA ÍNDIA
  • 1/2 litro de álcool;
  • 1 pacote de cravo da Índia(10 grm);
  • 10 a 20 folhas grandes de citronela
  • 1 vidro de óleo johnson ou oleo de amêndoa (100ml)

COMO FAZER

  1. Deixar o cravo e a citronela curtindo no álcool por volta de 15 dias (agite 2 vezes ao dia)
  2. Armazenar em local escuro
  3. Apos esse período acrescentar o óleo corporal.
  4. Esfregue algumas gotas nos braços e pernas e pernas.

 

Não forneça sangue para o Aedes Aegypti. Doe sangue ao hemocentro de sua cidade :-)

 

REPELENTE CORPORAL DE FOLHAS DE CITRONELA 2

  1. 500 mls de Óleo de Citronela
  2. 500 mls de Óleo Mineral
  3. 100 mls Óleo de Amendoas

COMO FAZER

  1. Pegue 500 mls de óleo mineral e adicione 50 mls de óleo de citronela e 50 mls de óleo de amendoas .
  2. Passe nos braços e pernas que isso vai manter o mosquito longe.
  3. Além disso ainda este tipo de óleo serve como um hidratante para sua pele.

 

VELA DE CITRONELA

Veja os materiais necessários e o passo a passo ensinado pela professora Rosa Maria, da escola Africanart, em São Paulo:
O que você vai precisar:

- 200 g de parafina plus granulada
- 3 ml de óleo essencial de citronela
- 1 potinho de vidro de 50 ml (pode ser qualquer pote de vidro que você tenha em casa. Se você preferir, use uma forminha de silicone para velas)
- 1 pavio parafinado com ilhós de metal
- Panela para aquecer a parafina
- 1 hashi de madeira (palito japonês) ou prendedor de pavio
- Termômetro para velas (encontrado em lojas de artesanato)

Como fazer:

  1. Derreta a parafina na panela, ficando sempre de olho na temperatura. Quando o termômetro atingir 70°C, desligue o fogo. Corte o pavio parafinado no tamanho certo para seu potinho de vidro.
  2. Posicione o pavio no fundo do potinho. Depois, meça 3 ml de óleo de citronela.
  3. Misture essa medida de óleo com a parafina já derretida. Em seguida, encha o vidrinho com a parafina. Use um hashi de madeira ou prendedor de pavio para deixá-lo centralizado no vidrinho.
  4. Você também pode usar uma forma de silicone própria para velas, para confeccionar sua vela artesanal de citronela. Primeiro, posicione o pavio no centro da forma, passando pelo furo no fundo. Depois, complete com a parafina derretida já misturada ao óleo de citronela. Usando a forma de silicone, você não vai precisar usar o prendedor de pavio.
  5. Espere a vela secar, e depois, corte o que sobrou do pavio. Se você fez sua vela usando a forma de silicone, desenforme a vela, e depois, corte o excedente do pavio. Sua vela está pronta para usar! Você pode colocá-la em castiçais decorativos, ou até dar de presente para seus familiares e amigos!

 

REPELENTE CONTRA INSETOS EM CASA
  • Dentro de casa: Pingue umas 10 gotas de óleo de citronela em um difusor ou umas 30 gotas em um potinho com serragem ou folhinhas secas e deixe na mesa. O cheiro vai fazer com que os mosquitos se afastem do local.
  • No Jardim: Plante mudas do citronela no seu jardim que também vai ajudar. As mudas você encontra em casas de jardinagem ou procure com visinhos que tenham jardins grandes que geralmente tem um pé de citronela. É tipo um capim que dá em touceiras, é só arrancar uma muda e plantar. É muito importante não deixar nada que acumule água no seu jardim para que o mosquito não deixe suas larvas.

 

DESODORIZAÇÃO DE AMBIENTE

Desodorizador: Misture 20 mls de óleo de citronela em 100 mls de veículo para perfumaria e coloque em um spray para pulverizar sua casa. (pode fazer mais forte ou mais fraco adicionando mais ou menos óleo).

 

ATENÇÃO: “As informações contidas neste texto são de cunho informativo, não substituindo, portanto, qualquer tratamento que o leitor esteja fazendo. Os vegetais e as frutas, porém, não são remédios. Nenhum livro, apostila ou indicação escrita substituem os serviços de um profissional de saúde. Qualquer aplicação das recomendações apresentadas neste texto será unicamente de responsabilidade do leitor. Se estiver sob supervisão de um profissional de saúde, por causa de qualquer doença, somente ele tem condições de aconselhá-lo, segundo sua formação e seus conhecimentos! As orientações acima não substituem as recomendações que lhe foram prescritas.”

 

FAZEMOS ENTREGA EM TODO O BRASIL A PARTIR DE 10 UNIDADES

Mais de 500 mudas Vendidas – Só Mudas Selecionadas de Fornecedor Idôneo

PEÇA AGORA: SAC@MUDASDECITRONELA.COM.BR